PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
AOS INTERNOS DO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO

Ofertado há 5 anos!

Como Funciona

seperator

VEJA O PASSO A PASSO DO FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA EDUCACIONAL PARA INTERNOS DO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO




1º - AUTORIZAÇÃO

Solicite a autorização de estudo junto à Unidade Prisional. CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O REQUERIMENTO

2º - CURSO

Escolha um dos Cursos disponíveis no site.

3º - MATRÍCULA

Informe os dados Pessoais do Interno e do Responsável.

4º - PAGAMENTO

Escolha uma de nossas formas de pagamento na ÁREA DO ALUNO.

5º - ANDAMENTO

Acompanhe o histórico de andamento na ÁREA DO ALUNO.

6º - CONCLUSÃO

Após a aprovação será enviado Certificado impresso. VEJA MODELO DE CERTIFICADO AQUI


INFORMAÇÕES DETALHADAS ABAIXO
INFORMAÇÕES DETALHADAS PARA IMPRESSÃO. Clique aqui!


  1. Matrícula do Interno / Custodiado

    Faça a matrícula do Interno neste site. O pagamento poderá ser feito em cartão de crédito, débito ou boleto bancário referente ao valor total do curso que você escolheu. O boleto poderá ser pago em qualquer banco ou em uma casa lotérica.

  2. Entrega do material didático ao Interno (apostila)

    Confirmado o pagamento do curso, a Escola CENED etiquetará o material didático, identificando o nome completo e o endereço prisional do Interno.

    NO DISTRITO FEDERAL: O material didático será entregue, em mãos, ao Chefe do Núcleo de Ensino da Unidade Prisional onde se encontra o Interno.

    NOS OUTROS ESTADOS: O material didático será encaminhado, via Correios, aos cuidados do Chefe do Núcleo de Ensino ou Agente de Ensino da Unidade Prisional onde se encontra o Interno.

  3. Distribuição do material didático aos Internos

    O Chefe do Núcleo de Ensino ou Agente de Ensino da Unidade Prisional repassará a cada Interno o seu material didático - apostila.

  4. Realização do curso

    O Interno realizará o curso na própria cela. O curso consistirá no estudo da apostila e realização de uma prova escrita final na unidade prisional.

  5. Acompanhamento do curso pelo familiar, visitante ou defensor

    O familiar, visitante ou defensor poderá acompanhar, por meio do portal da Escola CENED, a realização do curso pelo Interno. No ato da inscrição on-line será criada a ÁREA DO ALUNO e neste ambiente o familiar ou visitante poderá acompanhar, passo- a-passo, em tempo real, a realização do curso: da confirmação da matrícula ao recebimento do certificado.

  6. Material didático - apostila

    O material didático será composto por apostilas que se apresentarão em linguagem clara, simples, objetiva e acessível, que facilitará o autoestudo. Os textos serão explicativos, exemplificando diversas situações características das profissões, além de disponibilizar orientações prático-teóricas que estimularão o raciocínio e o pensamento crítico.

  7. Avaliação presencial

    O INTERNO realizará, ao final de cada curso, uma prova escrita obrigatória para aferição do seu rendimento. De acordo com cada curso e sua respectiva carga horária, a prova conterá entre 10 (dez) a 30 (trinta) questões objetivas, com 4 (quatro) ou 5 (cinco) alternativas de respostas identificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E). O cursista/interno realizará uma única prova, quando obtiver a nota mínima para aprovação, que será de 60% (sessenta por cento) do total da pontuação. Quando o cursista/interno não obtiver a pontuação exigida, deverá realizar outra prova (recuperação da aprendizagem).

  8. Realização da prova final

    NO DISTRITO FEDERAL
    a) Aplicação: serão aplicadas aos Internos, na sua Unidade Prisional, as provas escritas relativas aos cursos concluídos. As provas serão aplicadas pelo Chefe do Núcleo de Ensino ou por quem o Diretor do estabelecimento prisional vier a designar, acompanhado de funcionário da Escola CENED.

    b) Ao final da aplicação: as provas serão recolhidas e encaminhadas pelo funcionário da Escola CENED para correção.

    NOS OUTROS ESTADOS
    c) Recebimento: a escola CENED encaminhará, via Correios, com antecedência de 10 (dez) dias, as provas para serem aplicadas.

    d) Aplicação: serão aplicadas aos Internos, na sua Unidade Prisional, as provas escritas relativas aos cursos concluídos. As provas poderão ser aplicadas pelo Chefe do Núcleo de Ensino ou por quem o Diretor do estabelecimento prisional vier a designar.

    e) Devolução: após realização, as provas serão encaminhadas, via Correios, à Escola CENED.

  9. Correção e resultado das provas

    A Equipe Pedagógica da Escola CENED fará a correção das provas. O Interno que:
    a) Obtiver a nota mínima para aprovação, que será de 60% (sessenta por cento) do total da pontuação, receberá o Certificado expedido por esta Instituição Educacional;
    b) Não alcançar a média mínima, realizará outra prova, isento de pagamento, contendo todo o conteúdo do curso estudado, porém com questões diferentes da primeira. Após estas duas avaliações, as demais serão aplicadas mediante pagamento de taxa.

  10. Entrega do certificado ao Núcleo de Ensino

    NO DISTRITO FEDERAL
    A Escola CENED entregará, em mãos, os certificados dos Internos aprovados, aos cuidados do Chefe do Núcleo de Ensino, que por sua vez, os repassarão às Assessorias Jurídicas das Unidades Prisionais para as providências quanto à confecção da certidão relativa ao estudo para fins de remição de pena, junto à Vara de Execuções Penais.

    NOS OUTROS ESTADOS
    A Escola CENED encaminhará, via Correios, os certificados dos Internos aprovados, aos cuidados do Chefe do Núcleo de Ensino, que por sua vez, os repassarão às Assessorias Jurídicas das Unidades Prisionais para as providências quanto à confecção da certidão relativa ao estudo para fins de remição de pena, junto à Execuções Penais ou Criminais.

  11. Devolução das apostilas aos familiares/visitantes

    Recebido o Certificado de conclusão do curso, o Núcleo de Ensino devolverá ao parente/visitante do Interno a apostila relativa ao curso concluído.

  12. Da remição de pena

    AREMIÇÃO DA PENA PELO ESTUDO está prevista na Lei Federal nº 12.433/2011. Conforme a lei, o aluno/reeducando terá o benefício de 1(um) dia de remição da pena a cada 12 (doze) horas de estudo ou seja, a cada 3 (três) dias de estudo, 1(um) dia de remição da pena. Dessa forma, a título de exemplo, o aluno/reeducando que CONCLUI um curso de 180 horas, poderá ser beneficiado com 15 (quinze) dias de remição da sua pena, conforme prevê o art. 1º da Lei Federal nº 12.433/2011 que alterou o artigo 126 da LEP.

  13. Devolução do original do certificado

    O original do Certificado será devolvido pela Assessoria Jurídica aos parentes/visitantes dos Internos.

  14. Ação conjunta entre a Escola CENED e a unidade prisional

    Em síntese, a realização dos cursos pelos Internos será perfeitamente possível mediante a ação conjunta entre a Escola CENED e o Núcleo de Ensino do Estabelecimento Prisional, em cumprimento ao exercício do direito do preso à educação, com rotina semanal para:
    a) Entrega do material didático;
    b) Aplicação de provas; e
    c) Entrega dos certificados.

  15. Matrícula em um novo curso

    Será realizado um curso de cada vez, sendo que o início de um ocorrerá subsequentemente ao término de outro. O aluno/reeducando poderá ser matriculado em mais de um curso: o PRIMEIRO CURSO será ativado e os demais ficarão agendados no sistema, aguardando conclusão do curso em realização. Na hipótese de matrícula em mais de um curso, será encaminhado à Unidade Prisional o material didático, individualmente, de cada curso, conforme a sua conclusão.