OBJETIVO GERAL
Capacitar o cursista para o pleno desenvolvimento de saberes e competências na área de assistência administrativa, proporcionando-lhe condições para responder aos constantes desafios da vida cidadã e profissional no mercado de trabalho, com aptidões necessárias para atuar nessa área, incluindo teorias da Administração e conhecimentos em informática.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Abordar o conceito de ética e seus objetivos;
- Preparar o cursando para iniciação no mercado de trabalho;
- Apresentar as principais teorias, princípios e conceitos da Administração;
- Associar as teorias administrativas com o cotidiano empresarial;
- Conceituar a gestão de documentos e protocolo;
- Orientar a comunicação formal dentro de uma organização;
- Discorrer sobre as funções do departamento de recursos humanos;
- Introduzir os procedimentos relativos às exigências trabalhistas;
- Conceituar e classificar os tipos de empresa;
- Abordar os procedimentos financeiros de uma empresa;
- Apresentar as funcionalidades do Windows 7;
- Discorrer sobre as ferramentas do Microsoft Office (Word e Excel).
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Mercado de Trabalho e Desenvolvimento Profissional: Ética; Projeto de vida; Como fazer um projeto de vida; Conceito de marketing pessoal; Aplicando marketing pessoal; Marca pessoal; Comunicação; Currículo; Elaboração de um currículo; Mercado de trabalho.
- Introdução à Teoria Geral da Administração: Abordagem das principais teorias, princípios e conceitos da Administração; Administração científica; Administração clássica; A contribuição da Escola das relações humanas; Motivação humana; Liderança; Funções administrativas; Análise SWOT; Eficiência e eficácia; Hierarquia das necessidades de Maslow; Conceitos de cultura organizacional e clima organizacional; Feedback; Resiliência; Setores de uma empresa e suas atribuições; Empreendedorismo; Ética administrativa e responsabilidade social.
- Documentos e Comunicação: Conceitos; Teoria das três idades; Gestão de documentos; Atividades de protocolo; Métodos de arquivamento; Prazo de guarda de documentos; Seleção de documentos; Comunicação formal; Linguagem dos atos e comunicações oficiais; Fecho para as comunicações; Identificação do signatário; Padrão ofício; Modelo de ofício; Modelo de aviso; Memorando; Modelo de memorando; Correio eletrônico.
- Departamento de Recursos Humanos: Funções; Legislação trabalhista e previdenciária; Documentação básica para admissão de funcionário; Contrato de trabalho; Livro ou ficha de registro de empregados; Exigências legais; Salário; Adicionais; Faltas justificadas; Férias; INSS; FGTS; PIS/PASEP; RAIS; Admissão; Carteira de trabalho; Obrigações na admissão; Rescisão; Folha de pagamento.
- Departamento Financeiro: Empresa; Classificação das empresas; Movimento de caixa; Controle financeiro e bancário; Tipos de movimentação; Contas a receber; Contas a pagar.
- Noções de Informática Aplicada a Funções Administrativas: O que é o Windows 7; Tela inicial do Windows 7 e seus elementos; Acessando os programas; Caixa de pesquisas do Menu Iniciar; Janelas do Windows; Painel de controle; Windows Explorer; Atalhos do Windows; Word 2010; Iniciando o Word 2010; Tela inicial do Word 2010 e seus elementos; Guias; Criando um documento; Salvando um documento; Fechando um documento; Abrindo um documento; Configuração de margens e páginas; Selecionando um texto; Copiando, colando e recortando informações; Formatando a fonte e o estilo; Formatando o parágrafo; Formatando margens e bordas; Inserindo marcadores e numeração; Inserindo cabeçalho e rodapé; Corrigindo ortografia; Excel 2010; Tela inicial do Excel 2010 e seus elementos; Criando uma planilha; Navegação pelas células; Salvando um documento; Fechando um documento; Abrindo um documento; Formatando uma planilha; Trabalhando com linhas e colunas; Inserindo fórmulas básicas; Constantes; Funções; Copiando e movendo fórmulas; Classificando dados; Inserindo gráficos; Teclas de atalho; Inserindo comentários; Imprimindo um documento; Segurança virtual; Como se prevenir das ameaças virtuais.