OBJETIVO GERAL
Identificar as habilidades básicas para atuar como garçom e garçonete no mercado de trabalho, formando as competências necessárias para executar essa prestação de serviços, que exige qualidade humana, apresentação pessoal, ética e conhecimentos específicos requisitados para essa área.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Contextualizar o papel do(a) garçom/garçonete nos dias de hoje;
- Mostrar as principais condutas e diretrizes a serem seguidas profissionalmente;
- Apresentar a ordem hierárquica profissional;
- Mostrar a relevância da aparência e da higiene pessoal, no trabalho desenvolvido;
- Discorrer sobre os pontos essenciais de um treinamento;
- Desenvolver conhecimento no manuseio de uma bandeja;
- Entender o conceito de “Mise em Place”;
- Mostrar os principais procedimentos a serem realizados antes do cliente chegar;
- Entender as técnicas das principais modalidades de serviço existentes;
- Desenvolver o conhecimento da área de eventos e seus campos de atuação;
- Discorrer sobre as principais atitudes e habilidades que este profissional deve desenvolver para antecipar e resolver problemas do cotidiano;
- Compreender as principais regras de atendimento ao cliente em estabelecimentos de alimentação;
- Desenvolver o conhecimento dos mais diversos tipos de bebidas;
- Conhecer as principais técnicas e condutas do serviço de bebidas;
- Apresentar noções elementares de inglês para garçons/garçonetes;
- Apresentar os principais vocábulos utilizados nos serviços de alimentação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Requisitos para Contratação deste Profissional: Postura profissional; Recomendações; Condutas positivas e negativas; Relacionamento interpessoal.
- Hierarquia de um Restaurante: Organograma;
- Apresentação Pessoal e Uniformes: Higiene pessoal; Cabelos, barba e bigode; Boca, mãos e unhas.
- Treinamento: Pontos Essenciais de um treinamento; Dicas de Manuseio da Bandeja para Pessoas sem Experiência; Dicas de Manuseio da Bandeja para Pessoas com Pouca Experiência.
- Ambiente: Preparação do ambiente; Material de trabalho; Limpeza e preparação do Material; Finalização dos serviços e fechamento do restaurante; Noções de segurança no trabalho.
- Mise en place e Tipos de Serviços: Mise en place; Regras fundamentais para a montagem do mise en place; Tipos de serviço em restaurante (à inglesa, à francesa, à russa).
- Tipos de Restaurantes: Botequim; Hotéis; Bares noturnos; Pubs; Lanchonetes; Quiosques.
- Eventos: Coffee break; Brunch; Coquetel; Almoço ou jantar.
- Cliente: Recepção do cliente; Apresentação do serviço; Servindo o cliente; Finalizando o serviço; Lidando com reclamações.
- Serviços de Bebidas: Refrigerantes e Água; Sucos; Cerveja; Drinks; Bebidas Destiladas (em doses); Vinhos; Espumantes; Conhaque; Licor; Café.
- Inglês em Bares e Restaurantes: Atendimento em Inglês; Principais Pratos e Materiais em Inglês.