OBJETIVO GERAL DO CURSO
Subsidiar o cursista para atuar como Auxiliar de Secretaria, ou seja, o profissional responsável por planejar e realizar proativamente atividades administrativas que subsidiam na organização e no registro da vida escolar do aluno, de acordo com a legislação educacional vigente e as diretrizes institucionais.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/ESPECÍFICOS DO CURSO
- Língua Portuguesa II:
- Diferenciar os sons da fala e identifica-los na pronúncia das palavras;
- Aperfeiçoar os conhecimentos acerca da significação das palavras na língua portuguesa;
- Promover aprendizado sobre a construção das palavras;
- Entender a função dos sinais de pontuação.
- Redação Oficial II:
- Apreender as características dos documentos oficiais;
- Reconhecer a redação técnica;
- Compreender os conceitos e os modelos dos principais textos oficiais.
- Legislação Educacional II:
- Apresentar os principais pontos da legislação educacional brasileira;
- Estudar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
- Organização e Funcionamento da Secretaria II:
- Compreender o sistema de organização e funcionamento do Arquivo Escolar;
- Entender os procedimentos de elaboração de certificações.
- Estrutura e Funcionamento do Ensino da Educação Básica:
- Compreender melhor diferenças e semelhanças entre educação e escola;
- Perceber a importância da educação formal, assim como, da educação informal;
- Conhecer a história e a função social da escola;
- Conscientizar-se de que no ambiente escolar pode haver diversas concepções psicológicas sobre o desenvolvimento humano no processo ensino-aprendizagem;
- Identificar a influência das concepções do desenvolvimento humano no trabalho pedagógico, realizado dentro das escolas;
- Entender a estrutura da Educação Básica;
- Apropriar-se da legislação educacional brasileira.
- Gestão e Planejamento II:
- Entender o conceito de gestão democrática e sua influência no funcionamento da instituição escolar;
- Reconhecer a importância e o papel funcional do Projeto Político-Pedagógico;
- Analisar a importância da atuação sistêmica da instituição escolar frente ao seu contexto sociocultural.
- Relações Interpessoais, Código e Ética Profissional:
- Compreender o significado das palavras Cultura, Homem e Sociedade;
- Refletir sobre as diferentes práticas sociais, comportamentos do Homem na sociedade e os aspectos motivacionais;
- Entender os processos de mudança e transformação da cultura na sociedade;
- Estabelecer a relação entre a diversidade cultural e a escola;
- Compreender o significado da palavra ética;
- Conhecer as relações entre Ética e Sociedade;
- Identificar a importância da ética nos processos da construção da cidadania;
- Conhecer os desafios da ética na atualidade;
- Reconhecer a importância do Código de Ética Profissional;
- Identificar os fundamentos da ética em diversas áreas do conhecimento;
- Compreender as relações humanas como um processo de construção coletiva;
- Entender o conceito de relações interpessoais;
- Identificar os diferentes estilos de liderança;
- Diferenciar o comportamento assertivo do não assertivo;
- Conceituar comunicação, identificando os elementos da comunicação e suas funções;
- Identificar a importância da comunicação assertiva no relacionamento de trabalho.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Língua Portuguesa II: Fonética; Semântica; Ortografia e Sinais de Pontuação.
- Redação Oficial II: Desenvolvimento da leitura e escrita em documentos oficiais educacionais. Técnicas de redação.
- Legislação Educacional II: A Educação nas Constituições (PNE); Regimento Escolar; Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional; Estudos Básicos de Direito.
- Organização e Funcionamento da Secretaria II: Elementos da Arquivologia
- Arquivo Escolar; Almoxarifado e Equipamentos Patrimoniais; Certificações: diplomas, certificados, atestados e declarações, Históricos e Transferências.
- Estrutura e Funcionamento do Ensino da Educação Básica: Educação como espaço de transformação social; O papel da escola e o compromisso social dos trabalhadores da educação; Etapas da educação básica; Legislação vigente.
- Relações Interpessoais, Código e Ética Profissional: Ética; A Ética e as outras formas de comportamento; Ética e Cidadania - Processos da construção da cidadania e o desafio da Ética atual; Aspectos e valores culturais – homem, pensamento e cultura; Relações interpessoais na perspectiva da construção coletiva da educação.
- Gestão e Planejamento II: Prática integrada, profissionalismo e prática social;
- Gestão democrática – fundamentos, processos e mecanismos de ações participativas na escola (descentralização e autonomia); O processo de construção do projeto político-pedagógico; Gestão de redes: abordagem sistêmica.