PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
AOS INTERNOS DO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO

Ofertado há 12 anos!

Detalhes do Curso:

224 - AUXILIAR DE SECRETARIA ESCOLAR II

  CARGA HORÁRIA

180 horas
  VALOR

R$ 175,00

 

OBJETIVO GERAL DO CURSO

Subsidiar o cursista para atuar como Auxiliar de Secretaria, ou seja, o profissional responsável por planejar e realizar proativamente atividades administrativas que subsidiam na organização e no registro da vida escolar do aluno, de acordo com a legislação educacional vigente e as diretrizes institucionais.

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/ESPECÍFICOS DO CURSO

  • Língua Portuguesa II:
  • Diferenciar os sons da fala e identifica-los na pronúncia das palavras;
  • Aperfeiçoar os conhecimentos acerca da significação das palavras na língua portuguesa;
  • Promover aprendizado sobre a construção das palavras;
  • Entender a função dos sinais de pontuação.
  • Redação Oficial II:
  • Apreender as características dos documentos oficiais;
  • Reconhecer a redação técnica;
  • Compreender os conceitos e os modelos dos principais textos oficiais.
  • Legislação Educacional II:
  • Apresentar os principais pontos da legislação educacional brasileira;
  • Estudar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
  • Organização e Funcionamento da Secretaria II:
  • Compreender o sistema de organização e funcionamento do Arquivo Escolar;
  • Entender os procedimentos de elaboração de certificações.
  • Estrutura e Funcionamento do Ensino da Educação Básica:
  • Compreender melhor diferenças e semelhanças entre educação e escola;
  • Perceber a importância da educação formal, assim como, da educação informal;
  • Conhecer a história e a função social da escola;
  • Conscientizar-se de que no ambiente escolar pode haver diversas concepções psicológicas sobre o desenvolvimento humano no processo ensino-aprendizagem;
  • Identificar a influência das concepções do desenvolvimento humano no trabalho pedagógico, realizado dentro das escolas;
  • Entender a estrutura da Educação Básica;
  • Apropriar-se da legislação educacional brasileira.
  • Gestão e Planejamento II:
  • Entender o conceito de gestão democrática e sua influência no funcionamento da instituição escolar;
  • Reconhecer a importância e o papel funcional do Projeto Político-Pedagógico;
  • Analisar a importância da atuação sistêmica da instituição escolar frente ao seu contexto sociocultural.
  • Relações Interpessoais, Código e Ética Profissional:
  • Compreender o significado das palavras Cultura, Homem e Sociedade;
  • Refletir sobre as diferentes práticas sociais, comportamentos do Homem na sociedade e os aspectos motivacionais;
  • Entender os processos de mudança e transformação da cultura na sociedade;
  • Estabelecer a relação entre a diversidade cultural e a escola;
  • Compreender o significado da palavra ética;
  • Conhecer as relações entre Ética e Sociedade;
  • Identificar a importância da ética nos processos da construção da cidadania;
  • Conhecer os desafios da ética na atualidade;
  • Reconhecer a importância do Código de Ética Profissional;
  • Identificar os fundamentos da ética em diversas áreas do conhecimento;
  • Compreender as relações humanas como um processo de construção coletiva;
  • Entender o conceito de relações interpessoais;
  • Identificar os diferentes estilos de liderança;
  • Diferenciar o comportamento assertivo do não assertivo;
  • Conceituar comunicação, identificando os elementos da comunicação e suas funções;
  • Identificar a importância da comunicação assertiva no relacionamento de trabalho.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Língua Portuguesa II: Fonética; Semântica; Ortografia e Sinais de Pontuação.
  • Redação Oficial II: Desenvolvimento da leitura e escrita em documentos oficiais educacionais. Técnicas de redação.
  • Legislação Educacional II: A Educação nas Constituições (PNE); Regimento Escolar; Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional; Estudos Básicos de Direito.
  • Organização e Funcionamento da Secretaria II: Elementos da Arquivologia
  • Arquivo Escolar; Almoxarifado e Equipamentos Patrimoniais; Certificações: diplomas, certificados, atestados e declarações, Históricos e Transferências.
  • Estrutura e Funcionamento do Ensino da Educação Básica: Educação como espaço de transformação social; O papel da escola e o compromisso social dos trabalhadores da educação; Etapas da educação básica; Legislação vigente.
  • Relações Interpessoais, Código e Ética Profissional: Ética; A Ética e as outras formas de comportamento; Ética e Cidadania - Processos da construção da cidadania e o desafio da Ética atual; Aspectos e valores culturais – homem, pensamento e cultura; Relações interpessoais na perspectiva da construção coletiva da educação.
  • Gestão e Planejamento II: Prática integrada, profissionalismo e prática social;
  • Gestão democrática – fundamentos, processos e mecanismos de ações participativas na escola (descentralização e autonomia); O processo de construção do projeto político-pedagógico; Gestão de redes: abordagem sistêmica.